quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Musica,essa grande fonte de ideias....

Não nego que o meu passado em termos de musica, pode não ser dos melhores para os mais conservadores.Não foi graças a influençias familiares que eu começei a entender a essençia do estilo de musica que mais me identifica,mas sim um série de factores da minha adolescencia.
Em casa sempre tive presente a musica ligeira portuguesa ,não fosse o meu pai um grande apaixonado pela mesma,mas ao mesmo tempo ele tambem se interessava por descobrir outros sons de paises mais distantes,dentro do mesmo género ,claro.Para mim hoje em dia ouvir o Roberto Carlos,Carlos Mendes,Paulo de Carvalho,Nelson Ney e outros desse genero traz me uma certa nostalgia daqueles tempos em que eu morava na casa dos meus pais.
Em que toda a hora o meu pai me bombardeava com esse genero de musicas,nem há hora de almoçar ou jantar ele desligava a sua velhinha aparelhagem de cassetes,que passavam vezes a fio,gravações de musicas que ele proprio tinha feito,na época era chato sem duvida,hoje em dia só me da graça.
Mae em parte foi graças a ele que começei a gostar de musica,mas não daquela que ele mais gostava mas sim de algumas que ele ouvia de vez em quando e que depressa ficaram no meu ouvido.Primeiro foram os beatles ,depois os Sheiks uma versão portuguesa dos primeiros,mas o que me começou a chamar mais a atenção foram umas bandas rock portuguesas da altura,fins dos anos 80 e eu ja gostava era de ouvir coisas do tipo Herois do mar,Taxi,UHF e claro os Xutos essa grande instituiçao do rock portugues,juntamento com o pai do mesmo rock,o Rui Veloso.
Esses sim eu ja gostava de ouvir,mas o melhor ainda estava para vir,e que ainda hoje predura.
Anos 90,adolescençia e o nascer de um genero novo de musica rock,o grunge,vindo de Seattle trazido a nós por grandes bandas como os Alice in Chains,Pearl Jam,Soundgarden e os Nirvana ,simbolos maiores da geração de 90.Mas a influencia desse género de bandas e a mesma que a minha o Punk Rock.
Motor de grandes sensações ,e de experiencias boas e más,que consegue tornar um grupo de pessoas ordeiras,num gang de vandalos organizados em espalhar o caos e a desordem controlada .
Ao minimo riff ou acorde de guitarra ,a legião de seguidores transforma se num vulcão em erupção ,que espalha lava humana a sua passagem e leva tudo e todos a frente.Assim e o Punk Rock e assim vai ser até a eternidade,por o PUNK IT'S NOT DEAD.

1 comentário:

  1. São musicas e artistas de um Portugal hoje em dia muito apreciado pelos novos interpretes que cantam essas mesmas musicas ao gosto do teu pai tanto que atravessam gerações as novas gerações hoje fazem muito sucesso fora de Portugal e o fado esse até já tem uma legião de amigos por todo o mundo...ao falares de cassetes esqueceste de falar nos disquinhos de vinil que continuam em bom estado e que hoje em leilões valem muitos euros nomeadamente as canções que representaram Portugal no Festival eurovisão da Canção que este ano de 2015 fez 60 anos.

    ResponderEliminar